Saturday, November 29, 2008

Num sábado chuvoso qualquer

Tinha uma menina no ônibus. Cabelos claros, olhos redondos assustados e curiosos. Ela devia ter seus 8 ou 9 anos. Vestia uma jaqueta rosa, saia jeans e legging rosa. Parecia uma boneca. As pernas finas. Magra.. tão magrinha..

Ela estava acompanhada de 3 mulheres e mais uma menininha, mais nova. Ela sentou do meu lado e ao lado dela sentou uma das mulheres. Eu tive a infelicidade de ouvir a fala da mulher para a menina.

"Desgruda de mim, que eu não gosto de gente.."

Não ouvi a última palavra.

A menina levantou profundamente triste. Foi conversar com a segunda mulher, que estava alguns bancos na frente. Ela ficou em pé, no ônibus balançando, com várias cadeiras vazias.

Naquele momento eu estava com muita raiva. Mal-humorada, chateada, irritada. Pronta para brigar quando chegasse em casa. Achei aquilo tudo horrível e pensei como as pessoas mal-humoradas são grosseiras.

Até que a menina voltou. Tentou sentar no colo da terceira mulher. "Não, vai sentar na cadeira". A menina, ainda muito triste, sentou na cadeira original, ao meu lado e da primeira mulher. Falou alguma coisa no seu ouvido e ficou quietinha sentada. Os olhos fechavam de sono e ela tentava equilibrar a cabeça.

Eu olhava pra ela. Não conseguia parar de olhar. E sorrir. De repente me deu uma calma e vontade de cuidar daquela criança. Por pouco eu não puxei assunto com ela, para fazer companhia. Mas a mãe percebeu que eu olhava. Deve ter ficado envergonhada da própria grosseria e colocou a cabeça da menina no ombro. A criança automaticamente fez pegou as mãos da mulher. Depois começou a fazer carinho em suas pernas, sem parar.

Tanto carinho. Tanta ternura. E aquelas ogras destratando a menina linda das pernas finas.

O meu mau-humor passou. Lembrei de um dos dias mais dificeis da minha vida, em que eu só pensava em não me encher de ódio. Por mim. E mais uma vez, por mim, eu me livrei de qualquer sentimento ruim. E me acalmei.

Saí do ônibus. Estava chovendo e tocava New York, New York.


Vida.

No comments: