Friday, August 29, 2008

"All your life you've never seen a woman taken by the wind"

Would you stay if she promised you heaven
Will you ever win?"

Fleetwood mac.


....................................................

Hoje, logo nos primeiros passos do dia, topei com um senhor no elevador. Muito simpático, conversamos um pouco. Ele me acompanhou até certo ponto na rua. Já no fim da conversa ele me contou uma história:



Eu estava doente, no hospital, com pressão alta e médico nenhum conseguia fazer minha pressão baixar. Uma senhora passou pelo meu quarto, peguntou o que eu tinha. Eu disse e ela recomendou que eu tomasse chuchu batido. Chuchu batido. Eu tomei. Minha pressão baixou. É, minha filha, às vezes Deus fala com a gente de formas inesperadas.



Achei uma bonita forma de começar o dia.
Agora, abro minha caixa de emails e leio um email estranho. Desses que mandam para todo mundo com piadas, lições ou curiosidades. Desses que eu deleto sem ler. Dessa vez eu decidi ler.



Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto
e em um determinado ponto da viagem acabaram brigando.
O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
HOJE, O MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.
O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo
pelo amigo.
Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu numa pedra:
HOJE, O MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.

Intrigado, o amigo perguntou: Por que, depois que eu bati em você, você
escreveu na areia, e agora, que eu salvei você, você escreveu na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu: Quando um grande e verdadeiro amigo nos
ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão
se encarrega de apagar.
Porém, quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra
da memória e do coração, onde vento nenhum do mundo poderá jamais apagar.




Não que eu seja católica ou árabe. Mas me fez pensar.

....................................................

Acabei de olhar para cima e descobri que tenho Crime e Castigo. Do Dostoiévski. Uma versão antiga, com capa marrom dura e tudo. Há!

..................................................

Às vezes dá vontade de ir embora para um lugar onde ninguém me conheça, onde ninguém espere nada de mim. Onde eu possa fazer de fato o que eu quiser, ser o que quiser. Onde ninguém tenha nada a ver com as minhas escolhas. Aí eu descubro duas coisas: não importa onde eu vá, as pessoas vão me julgar. E esse lugar é aqui mesmo.
Curioso.

.................................................

"Don't say a prayer for me now
Save it 'til the morning after"

Duran Duran. Porque eu gosto de músicas de elevador.

1 comment:

Suzana Zana said...

Já eu decobri outra coisa: 'Não importa sua escolha, alguém vai sempre discordar'. O que fazer: Agradece a opinião e segue o caminho porque se preocupar(mesmo de leve) em fazer as pessoas felizes com as nossas atitudes acaba equecendo o que Nos deixa realmente feliz. E se Pessoa só consegue fazer BEM relevante pro Mundo estando BEM consigo, vira um paradoxo sem fim contrariar-se. Escute-se ame-se sinta e faça. Num era exatamente isso? Mude! mas mude por si.